X
    Categories: Natureza

Mutirão Limpa Brasil reúne milhares de pessoas em Brasília

Equipe de catadores voluntários participa da abertura do Movimento Limpa Brasil no Parque da Cidade (Antônio Cruz/ABr)

Cerca de 8 mil pessoas se inscreveram para participar hoje (21) da mobilização Limpa Brasil, em Brasília. O evento, que começou na Estônia e foi trazido para o Brasil pela empresa Atitude Brasil, em parceria com a Organização das Nações Unidas para Educação e Cultura (Unesco), já passou pelo Rio de Janeiro e seguirá ainda para Goiânia, Campinas, São Paulo e Belo Horizonte.

Com o objetivo de mobilizar a população para a limpeza da cidade e a conscientização sobre o destino do lixo urbano, os organizadores distribuíram kits para os voluntários em 30 pontos de coleta de lixo espalhados por todo o Distrito Federal.

Segundo Vani Canal, uma das organizadoras nacionais do evento, apesar do número de inscritos, a expectativa é que Brasília supere em número de voluntários e em quantidade de lixo recolhido os números do Rio de Janeiro, primeira cidade a promover o mutirão de limpeza. Lá, participaram 10 mil catadores e foram coletadas 17 toneladas de lixo reciclável. “Aqui {em Brasília], a adesão da mídia e da sociedade foi muito mais forte. Nós esperamos pelo menos 20 mil catadores”, disse Vani.

Durante a semana, foram ministradas palestras em escolas públicas da capital do país. O evento ocorre de dois em dois anos, ao longo de uma década. “Uma criança que hoje tem 5 anos, quando acabar a mobilização terá 15 e será um cidadão formado com essa noção”, explicou Vani.

A coordenadora do Movimento Limpa Brasil, Vanir Ciana ( Antônio Cruz/ABr)

Dezenas de funcionários do Banco do Brasil também compareceram voluntariamente a um dos pontos de coleta, no Parque da Cidade (no Plano Piloto), para colaborar com a campanha. “Esse chamamento foi feito de maneira instantânea, pelos canais de comunicação interna do banco, e o atendimento foi pleno”, comemorou o vice-presidente de Responsabilidade Socioambiental do banco, Robson Rocha.

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, compareceu à abertura do evento. Segundo ele, é importante que toda a sociedade participe da discussão sobre o tratamento dos resíduos sólidos. “Isso não é uma luta apenas de um setor, de um governo. É uma luta de toda a sociedade pela qualidade de vida”, disse Agnelo, que aproveitou para lançar um selo comemorativo dos Correios em homenagem à mobilização Limpa Brasil.

O casal Mônica e Ermínio Sousa levaram os filhos Rodrigo e Letícia ao Parque da Cidade para participar da mobilização. “Um amigo deu essa dica e a gente veio”, disse Ermínio. Segundo ele, a família quis aproveitar a oportunidade para educar as crianças. “É de um simbolismo enorme, essa atitude”.

Os adolescentes Ricardo Rocha, Maria Eduarda Oliveira, Ana Carolina Câmara, Mariana Oliveira e Alexia Bastos, todos na faixa dos 12 anos de idade, também decidiram colaborar. “Amanhã tem prova, a gente podia ter ficado em casa estudando, mas preferiu vir”, disse Mariana. “A gente veio para ficar com os amigos e limpar a cidade”, completou Ana Carolina.

No fim do dia, por volta das 17h, um show musical com artistas locais marcará o fim do mutirão, na Esplanada dos Ministérios. Cada catador poderá trocar o saco de 100 litros de lixo, coletados ao longo do dia, por três sacos menores de 15 litros. Cada saco pequeno vale como ingresso para o show e deve ser usado para coletar o lixo do próprio público.

Segundo os organizadores, quem não se inscreveu no evento também pode participar. Basta comparecer a um dos pontos de entrega para pegar um par de luvas e um saco de lixo. “Ele também pode sair de casa com o seu próprio saco de lixo. A ideia é não precisar de uma logística para ajudar. É só sair de sua casa e vir coletando [o lixo] até chegar aqui, para entregar”, esclareceu Vani Canal.

 

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Jackson Rubem: Jackson Rubem, escritor e jornalista
Related Post