X
    Categories: Crianças

Número de crianças e adolescentes em abrigos no Brasil chega a 80 mil

Acho impressionante o número de crianças e adolescentes que vivem em abrigos no Brasil: aproximadamente 80 mil!

Referindo-se a este número, a coordenadora do Grupo de Trabalho Pró-Convivência Familiar e Comunitária, disse, baseada em pesquisas, que apenas 15% desse total estão disponíveis para adoção, sendo que somente 5% correspondem aos que realmente são órfãos.

Os dados foram divulgados pela Agência Brasil/Aline Beckstein:

85% das crianças e adolescentes que vivem em abrigos têm vínculos com a família. “Eles foram afastados por motivos relacionados à violência, como exploração de trabalho ou sexual, agressões físicas e psicológicas ou por estarem morando nas ruas”, disse Cláudia Cabral.

A psicóloga avalia que para diminuir o número de jovens vivendo em abrigos é preciso investir mais no trabalho com a família. “Ao contrário do que muitos pensam, a adoção não serve como uma solução para a maior parte das crianças e adolescentes. Mas o que acontece é que investir na família, embora seja a melhor opção, também requer esforços maiores.”

As alternativas para a retirada de crianças das ruas e também para evitar a longa permanência em abrigos vão ser debatidas no 1º Seminário Pró-Convivência Familiar e Comunitária do estado do Rio de Janeiro, que se realiza até amanhã (1º).

O encontro também irá discutir formas de melhorar as opções para os jovens que realmente precisam ser afastados das famílias. Entre os projetos, estão abrigos menores, onde as crianças e adolescentes poderão receber mais atenção, e os programas de acolhimento familiar, onde eles são acolhidos por uma família até que possam voltar para casa.

(Foto: Abrigo Tia Lili/Unipar)

Jackson Rubem:
Related Post