ONU diz que 100 mil crianças poderão ficar sem apoio alimentar

ONU diz que 100 mil crianças poderão ficar sem apoio alimentar
Esta notícia bastante desagradável foi publicada no jornal espanhol El País, mostrando um alerta das Nações Unidas.

Os responsáveis pelo Programa Mundial de Alimentos(PMA) da ONU advertiram que podem se ver obrigados a retirar a ajuda alimentar para 100.000 crianças no mundo inteiro se eles não conseguirem 755 milhão dólares brevemente, para fazer em frente à elevação dos preços.

A directora do Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU Josette Sheeran, assegurou sexta-feira em Washington que o pedido de 500 milhões de euros que fizeram em Março aos países doadores para manter os projectos tornou-se insuficiente para fazer face às últimas subidas do preço dos alimentos.

Numa intervenção no Centro de Estudos Internacionais e Estratégicos, a responsável explicou que devido ao aumento do preço do arroz (75 por cento em dois meses) e do trigo (120 por cento num ano), o Programa Mundial de Alimentos comprou menos 40 por cento dos alimentos necessários.

Para Josette Sheeran, a escalada dos preços deve-se à subida do valor do petróleo, que encarece os fertilizantes e os custos dos transportes, ao «boom» dos biocombustíveis e às alterações climáticas, que causam inundações e secas.

A responsável alertou que em África «muitos agricultores estão a plantar menos porque não podem pagar os fertilizantes».

(Foto EFE/El País)