X
    Categories: Natureza

Pesquisa mostra como a ignorância pode favorecer a democracia

 

O estudo foi realizado com os peixes carpita dourada (Universidade de Princeton)

Um estudo, no mínimo surpreendente, feito com um cardume de peixes, demonstra como os mais ignorantes podem contribuir com a democracia.

Na pesquisa, descobriram que quando a minoria dos peixes do cardume quer impor sua opinião, os mais ignorantes do grupo vão para o lado da maioria, ajudando a combater o desejo da minoria.

O estudo intitulado «Os indivíduos sem formação promovem o consenso em grupos de animais», será publicado na edição de 16 de dezembro da revista Science.

O professor Ian Couzin, do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva, Princeton University EUA, perguntou para si mesmo se a ignorância poderia fomentar a democracia e foi em busca da resposta.

Sua equipe começa a partir da premissa de que, quando um grupo deve tomar uma decisão por consenso, os membros mais teimosos podem intimidar os processos críticos para impor a sua posição, mesmo que estejam em minoria.

O estudo com cardumes de peixes, no entanto, mostrou que os membros não treinados no grupo podem ajudar a neutralizar este efeito. “O resultado é inesperado, porque quando um grupo inclui indivíduos sem preferências fortes parece mais vulnerável à influência de uma minoria extremista”, demonstra a pesquisa.

Os autores testaram essas previsões nos cardumes de peixes da espécie conhecida como Notemigonus crysoleucas, conhecida como carpa dourada. Eles treinaram alguns peixes para passar para um prato azul ou amarelo e observaram o comportamento dos peixes treinados, quando estavam misturados com outros que não receberam nenhum treinamento.

Ilustração de um peixe da espécie Notemigonus crysoleucas (carpa dourada) submetido ao teste

Os resultados experimentais confirmaram que indivíduos não treinados podem promover um resultado democrático, afirmando a igualdade de representação das preferências em um grupo.

É preciso certa cautela, pois o resultado da pesquisa se refere apenas a uma minoria teimosa que não muda de opinião, disse Couzin.

Jackson Rubem:
Related Post