X
    Categories: Crianças

Pneumonia mata uma criança a cada 15 segundos no mundo

Pneumonia

A pneumonia representa 20% das quase 9 milhões de crianças menores de cinco anos que morrem, no mundo, a cada ano. O maior impacto é no sul da Ásia e na África que representam 98% das mortes. A doença, no entanto, poderia ser evitada com ações simples de prevenção ou tratada com medicamentos baratos.

A ONG Save the Children e a Fundación La Caixa e da Aliança Gavi uniram forças com outra s entidades para pedir que o dia 2 de novembro seja reconhecido como o Dia Anual da Pneumonia, a fim de chamar a atenção sobre este problema e pedir aos governos para investir mais no combate a esta doença que é a principal causa de mortalidade infantil no mundo.

Pneumonia em números:

• A cada 15 segundos morre no mundo uma criança com pneumonia. 2 milhões morrem anualmente.
• Estima-se que a cada ano 150 milhões de crianças são afetadas pela doença e 11 milhões conseguem ser hospitalizadas. Quase todos vivem em países desenvolvidos.
• Para cada criança que morre por causa de uma pneumonia em países desenvolvidos, mais de 2.000 morrem em um país em desenvolvimento.
• Metade das mortes por pneumonia infantil no mundo ocorre no continente Africano. Os países que encabeçam a lista são a Nigéria (210.000), a República Democrática do Congo (132.000) e a Etiópia (114.000).
• Na Ásia, a Índia acumulou 410.000 mortes de crianças por causa da pneumonia (um quinto do total mundial), seguida pelo Paquistão (92.000) e Afeganistão (89.000).

Mais de um milhão de vidas poderiam ser salvas, se houvesse medidas simples de prevenção em todo o mundo. A doença pode ser tratada com antibióticos que custam menos de um dólar, no entanto, conforme relatado da OMS, menos de 20% das crianças com pneumonia recebe os antibióticos de que necessitam.

Segundo Alberto Soteres, diretor da Save the Children:

“Muitas pessoas ficam surpresas ao saber que a pneumonia é a principal causa de mortalidade infantil e cerca da metade dessas mortes poderia ser evitada através de medidas de baixo custo como a promoção do aleitamento materno, vacinação disponível e antibióticos existentes para crianças com menos recursos. No entanto, apenas 1 em cada 3 crianças com pneumonia em um país em desenvolvimento, recebe os antibióticos que necessitam”.

Raios X de tórax mostrando a evidência de pneumonia no lóbulo inferior esquerdo. (foto: http://es.wikipedia.org/)

A luta contra a pneumonia na infância é fundamental para os países que querem alcançar o quarto Objetivo de Desenvolvimento do Milênio: reduzir a mortalidade infantil em dois terços das crianças menores de cinco anos até 2015.

Jackson Rubem: Jackson Rubem, escritor e jornalista
Related Post