Steve Jobs um gênio que ajudou o mundo a evoluir

O gênio Steven Paul Jobs, popularmente chamado de Steve Jobs, nasceu em São Francisco, Califórnia, em 24 de fevereiro de 1955 e se destacou mundialmente como inventor, empresário e magnata americano no sector da informática.

(no final do texto vídeo com sua história)

Notabilizou-se como cofundador, presidente e diretor executivo da Apple Inc. Foi também diretor executivo da empresa de animação por computação gráfica Pixar e acionista individual máximo da The Walt Disney Company.

Steve Jobs juntou-se com Steve Wozniak e Mike Markkula, entre outros, e no final da década de 1970, desenvolveu e comercializou uma das primeiras linhas de computadores pessoais de sucesso, a série Apple II. No começo da década de 1980, ele estava entre os primeiros a perceber o potencial comercial da interface gráfica de usuário guiada pelo mouse, o que levou à criação do Macintosh.

Após perder uma disputa de poder com a mesa diretora em 1984, Jobs demitiu-se da Apple e fundou a NeXT, uma companhia de desenvolvimento de plataformas direcionadas aos mercados de educação superior e administração. A compra da NeXT pela Apple em 1996 levou Jobs de volta à companhia que ele ajudara a fundar, e ele serviu como seu CEO de 1997 a 2011, ano em que anunciou sua renúncia ao cargo, recomendando Tim Cook como sucessor.

Por conta de produtos inovadores e

Foto de Steve Jobs feliz

com preços populares, a exemplo do iPod, o iPhone e, mais recentemente, o iPad, a Apple tornou-se uma das marcas mais cobiçadas pelos consumidores em todo o mundo.

A morte

Segundo a BBC, a empresa americana Apple confirmou na noite desta quinta-feira a morte de seu ex-diretor executivo, Steve Jobs.

O comunicado diz que “a Apple perdeu um visionário e um gênio criativo e o mundo perdeu um fantástico ser humano”.

“Os que foram sortudos o suficiente para conhecer e trabalhar com Steve perderam um amigo querido e um mentor inspirador. Steve deixa para trás uma empresa que apenas ele poderia ter criado. E seu espírito será sempre a base da Apple”, diz a nota.

Video com um pouco mais da história de Steve Jobs