Uma informação que faz vergonha ao Brasil com s e ao Brazil com z

O Brasil está em 52.º lugar em uma lista de 57 países avaliados segundo a pesquisa Pisa, levantamento realizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que avaliou em 2006 a capacidade de estudantes de 15 anos de idade em 57 países que totalizam quase 90% do PIB mundial. O País aparece atrás ainda do Chile, que está na 40.º posição, e do Uruguai, que aparece como 42.º colocado.

A informação está no site Todos pela Educação, na matéria intitulada Relatório confirma Brasil nos piores índices de educação:

O desempenho dos estudantes brasileiros no ranking de ciências foi considerado superior apenas ao da Colômbia, Tunísia, Azerbaijão, Catar e Quirguistão, que é o lanterninha. Na Finlândia, primeiro colocado na avaliação, a educação é bancada pelo governo em todas as mais de 3.500 escolas de ensino fundamental. Só 5% dos alunos não continuam os estudos e ficam longe das universidades, todas públicas também. No Brasil, nem 40% dos jovens cursam o ensino médio; e só cerca de 10% fazem o ensino superior.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, e o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, dão entrevista coletiva, às 10 horas, sobre a avaliação.

O Pisa – cuja sigla em inglês vem de Programme for International Student Assessment – avalia adolescentes de 15 anos também em leitura e matemática. No último exame foram incluídas questões de uma área interdisciplinar: solução de problemas.

Segundo a OCDE, o Pisa é a pesquisa internacional mais “abrangente” e rigorosa” do desempenho dos alunos secundaristas. Os estudos se concentraram, em 2006, no nível de conhecimento dos estudantes na área de ciência e sua capacidade de usar esse conhecimento para identificar e resolver problemas do dia-a-dia.

Fonte: Agência Estado.