Brincadeira soltar pipa

brincadeira soltar pipa
A brincadeira soltar pipa é bem divertida para as crianças e também para adultos com espírito jovem. Com uma linha, os garotos conseguem direcionar e fazer malabarismos no céu.

Para quem não sabe, mas todos sabem, pipa é a mesma coisa que papagaio. Claro que não estou falando da ave, e sim do brinquedo. Portanto, tanto faz dizer pipa, como dizer papagaio. Tudo é a mesma coisa. Mas eu acho a palavra pipa mais bonita.

De que são feitas as pipas?

São feitas de varetas de madeira e papel, em diversas cores. Acho que as mais bonitas são aquelas feitas com as cores da bandeira do nosso Brasil: verde, amarelo, azul, branco. Também, preto, vermelho, etc. No final deste artigo você vai ver um vídeo, ensinando tudo.

Perigos para si e para os outros ao soltar pipa

No período das férias escolares, as crianças gostam de diversos tipos de brincadeiras, entre as quais, bola de gude, patinetes, patins, carrinhos de rolimã e soltar pipa. A diversão é boa, mas os perigos estão por perto, podendo levar a morte. Claro que ninguém vai deixar de brincar por isso, mas é importante que se tenha cuidado com todo tipo de brincadeira.

Perigo para os outros

O perigo maior do cerol não é para a criança, mas para outras pessoas. Existem inúmeros registros de mortes, provocadas por cortes provocados pela linha coberta por cola e vidro quebrado. Os meninos fazem isso para cortar a linha do outro e pegar sua pipa, algo divertido, mas que já provocou muito choro. São mais de 100 acidentes por ano, que resultam em muitas mortes, segundo a Associação Brasileira de Motocicletas.

Além dos motoqueiros, o cerol também põe em risco a vida de animais e de aves como urubus, corujas, pombos e passarinhos. Quando são feridas pelo cerol, dificilmente conseguem sobreviver.

perigo para você ao soltar pipa

O principal perigo, quando você começa a empinar a pipa, vem da falta de atenção, para o que acontece a sua volta. Seus olhos acompanham a pipa, voando pelo céu, e vem então o risco de ser atropelado, cair de cima de uma laje, cair em um buraco. É por isso que ao soltar pipa é importante que esteja em um terreno plano, com poucos obstáculos. Na rua tem o perigo de carro, motocicletas, bicicletas e até de chocar-se com outras pessoas.

Soltar pipa sozinho

É possível soltar pipa sozinho, em um pequeno espaço, com menos de um metro. Tudo que você tem a fazer é ficar de costas para o vento e ir administrando a linha. Deixe um pouco de linha fora do carretel, tomando cuidado para não embolar. E quando a pipa for puxando, você vai liberando linha até ela ficar flutuando no céu, bem lá no alto.

Se você quiser que a pipa desça, puxe a linha para baixo. Isso é apelidado de “retão”. Se quiser que ela mova para a direita ou para a esquerda é só puxar para baixo (deixando a mão meio mole, tremendo) e ir para o lado desejado. Para a pipa subir é só puxar rapidamente.

Dicas dos bombeiros

1. Não solte pipa nos dias de chuva, pois se houver relâmpagos no céu, você pode receber uma descarga elétrica e morrer.

2. Cuidado com as antenas, existentes em quase todas as residências e os fios elétricos.

3. Vá brincar em um parque ou em uma roça.

4. Todo cuidado é pouco, se você estiver empinando sua pipa em locais movimentados, pois pode ser atropelado ou cair em algum buraco, principalmente se estiver andando para trás.

5. Preste atenção ao trânsito, carros, motos, bicicletas, para evitar ser atropelado.

6. Nunca escolha linha metálica (fio de cobre ou bobinas), nem papel laminado para usar em sua pipa.

7. Nunca empine sua pipa de cima de uma laje, telhado ou qualquer lugar que não tenha proteção. Brincar é bom, mas está vivo e saudável, é o principal de tudo.

Vídeo ensinando como fazer e soltar pipa

<anterior | próxima>

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>