IX Caminhada do Folclore vai reunir 5 mil integrantes em Feira de Santana, no domingo

O Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) intensifica os preparativos para a IX Caminhada do Folclore, que será realizada, no domingo (24), com a participação de aproximadamente 140 grupos. A previsão é de 5 mil integrantes nas ruas.

São grupos da sede e distritos de Feira de Santana e de outras cidades, a exemplo de Santo Amaro, que desfila com o Arte e Magia (dança afro), Caretas e Nego Fugido, além de Mandus e Bombachas.

Conceição do Coité apresenta a dança da Mulinha. Santa Bárbara, a Queima da Lapinha, com Presépio Vivo. São Felix sai com Puxada de Rede e Cabeçorra, Serra Preta mostra A História de Lampião, Bata do Feijão, Samba de Roda, Reisado e Festa da Padroeira.

O trio de forró pé de serra Esperança do Nordeste se apresenta juntamente com o grupo de Maculê do bairro Feira X. Desfilam ainda grupos de baianas, repentistas, aboiadores, capoeira regional e de angola, bumba-meu-boi, vaqueiros encourados, burrinha, grupos musicais e bandinhas típicas.

“A proposta é realizar um desfile de grupos folclóricos que vão mostrar diferentes aspectos dos traços culturais de Feira e de outros municípios da Bahia”, afirma Selma Oliveira, diretora do Cuca. O evento está inserido no Guia de Bens Culturais do Brasil, por indicação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A Caminhada do Folclore é uma realização conjunta da Uefs/Cuca, Prefeitura de Feira, Sesc e TV Subaé, com apoio da Faculdade Nobre (FAN), Colégios Despertar, Helyos, João Paulo I e Nobre, 35º Batalhão de Infantaria, Polícia Militar, Conselho Tutelar I e II, Juizado da Infância e do Adolescente, Delegacia do Menor Infrator e Corpo de Bombeiros.

A concentração dos grupos será no Centro de Cultura Amélio Amorim, a partir das 7h. O cortejo sai da Avenida Getúlio Vargas, em frente ao bar 14 BIS, com evoluções dos grupos ao longo da avenida e dispersão nas imediações da praça de alimentação.

eas/is