6 motivos para seu filho ter mais contato com a natureza

Foto: Pexels – Vidal Balielo Jr.

Entre os motivos para seu filho ter mais contato com a natureza estão o aumento da imunidade e o respeito pelo meio ambiente.

Você já percebeu o quanto as crianças de hoje têm maior facilidade para lidar com a tecnologia? Sem falar no contato que elas têm com televisão, computadores e jogos pelo celular. Isso não é, de todo, ruim, mas um pouco de atividade ao ar livre faz um bem ainda maior. Veja 6 motivos para seu filho ter mais contato com a natureza.

Compare a infância da sua criança com a que você teve. Certamente, você deve ter brincado mais com os coleguinhas na rua, subia em árvores ou se sujava na terra. Ok, pode até ser que as crianças de hoje em dia façam isso, mas a exposição delas à tecnologia faz com que seja menos frequente.

O que é bem preocupante, tendo em vista os benefícios que o contato com a natureza traz. Desde pular corda até nadar, passando por conhecer as espécies de árvores da sua rua, ajuda a saúde, além de melhorar a imaginação e expandir o senso crítico. Vamos ver?

6 motivos para seu filho ter mais contato com a natureza

1 – A criança fica mais criativa

Ao ter contato com a natureza, a criança recebe estímulos diversos, como cheiros, cores e texturas. Consequentemente, têm suas conexões neurais ampliadas, sentidos despertados e, assim, vai expandindo suas experiências. O reflexo disso é a criatividade, graças ao desenvolvimento de suas experiências sensoriais.

Ao mesmo tempo, a criança acaba tendo seus poderes de concentração mais fortalecidos, o que é muito bom para aquelas que têm TDAH.

2 – Produção de vitamina D

A vitamina D tem papel fundamental no sistema imunológico, inclusive por agir diretamente sobre os linfócitos T e produzir citocinas. E uma das fontes é a exposição saudável ao Sol (claro, usando filtro solar). Bastam 15 minutos por dia para você ver a diferença!

3 – Aumenta a imunidade

Falando em sistema imunológico, um dos motivos para seu filho ter mais contato com a natureza é justamente fortalecer a imunidade. Por exemplo, a produção de bactérias boas para a flora intestinal e a pele. Ademais, é uma forma de a criança criar anticorpos, desenvolvendo suas competências biológicas e físicas.

4 – A criança dorme melhor

Quando a criança brinca ao ar livre, gasta mais energias, obviamente. Isso já as ajuda a dormir melhor. Entretanto, esse benefício é ampliado justamente pelo contato com os elementos da natureza, como o vento, água, plantas e animais. Isso porque eles relaxam a mente e, consequentemente, o corpo.

Além disso, correr no meio do mato melhora o desempenho físico, assim como qualquer atividade ao ar livre. Com isso, a criança tem seu sistema muscular fortalecido, além de desenvolver a noção espacial.

5 – Induz à alimentação saudável

Um dos motivos para seu filho ter mais contato com a natureza é conhecer os alimentos que vêm dela. Por exemplo, o leite (que não vem da caixinha), a cenoura, a laranja e os legumes em geral. Isso contribui com uma dieta saudável e mais equilibrada.

6 – Respeito ao meio ambiente

Por fim, um dos maiores benefícios do contato com a natureza é respeitar o meio ambiente. A criança cria laços com os animais, têm consciência da importância das árvores e da água para a vida. Com isso, despertam seu interesse pela sustentabilidade e senso de defesa da natureza.

Como incentivar o contato com a natureza?

Diante do que vimos até aqui, percebemos que o contato com a natureza é essencial para a criança, em diversos aspectos. Você pode incentivar isso de maneiras simples, como brincar com ela ao ar livre, levá-la a parques e unidades de preservação, por exemplo.

E, se sentir insegurança diante de uma provável picada de inseto que seja, é só deixar o plano de saúde em dia para qualquer eventualidade!

Texto de Jeniffer ElainaPlanodesaude.net