As crianças devem ter consciência de que são a única esperança do mundo

Certa vez, quando estava voltando da escola para casa, vi no caminho muitos adolescentes.

Eles estavam bebendo cachaça, fumando maconha, craque e várias outras drogas. Meu Deus, dizia eu, como é que pode?

Meus pensamentos viravam ao contrário. Mas logo me toquei e me perguntei “se dizem que nós crianças e adolescentes somos o futuro do mundo, para acabar com a violência e as drogas, eu devo impedir que esses adolescentes se droguem”.

Cheguei em casa e fui logo falar com meus pais.

Eles me disseram que aquilo deveria ser balas, comprimidos para dor de cabeça e sprait. Eles disseram que era tudo menos isso, mas eu insistia que aquilo que eu vi eram drogas.

No outro dia, na ida e na volta da escola eu os vi novamente e com medo eu fui perguntar o que era aquilo que eles estavam tomando e comendo. Mas naquele dia eles estavam chupando balas e tomando sprait, mas eu tinha certeza que no dia anterior eles estavam usando drogas. E estavam mesmo.

Logo depois acordei, então aquilo tudo era um sonho! Mas tem adolescentes e crianças por aí que estão se tornando marginais, então esse sonho era meio verdadeiro. Que arrependimento!

O mundo precisa melhorar, as crianças devem ter mais consciência de que elas são a única esperança do mundo.

Nani Rodrigues dos S. Pereira, tinha 9 anos, quando escreveu este texto e estudava a 4ª Série Escola ABC Morro do Chapéu.