Cientistas acham 50 novos planetas e um pode ter vida extraterrestre

Imagem da super-Terra HD 85512 b com provável vida extraterrestre
Impressão artística da super-Terra HD 85512 b com provável água em estado líquido e existência de vida extraterrestre

A astronomia está sempre nos surpreendendo com novas descobertas fantásticas, como a divulgada recentemente. Trata-se da descoberta de 50 novos planetas fora do nosso sistema solar, incluindo 16 que são um tamanho semelhante ao da Terra. Um destes planetas pode ter vida extraterrestre.

A notícia foi divulgada pela ESO (Observatório Europeu do Sul) e o que mais surpreende é a quantidade de planetas descobertos de uma só vez, bem como a possibilidade de em um destes planetas, HD 85512 b, ter água líquida e possível vida alienígena.

HD 85512 b tem uma massa de apenas 3,6 vezes a massa da Terra e pode ser encontrado a 36 anos-luz de distância.

De acordo com os astrônomos do ESO, a super-terra  ocupa uma zona de habitabilidade (uma região estreita em torno de uma estrela, com grande possibilidade de conter água líquida).

Super-Terras podem superar em até dez vezes a massa do nosso planeta e são de particular interesse de caçadores de planetas, porque poderiam ser mais favoráveis ao desenvolvimento da vida.

Um dos membros da equipe, Lisa Kaltenegger, do Max Planck Institute for Astronomy and the Harvard Smithsonian Centre for Astrophysics,, disse que a última rodada de descobertas marcou uma nova era na busca de planetas habitáveis.

“Estamos realmente entrando em uma época muito interessante na nossa história”, disse ela.

Quando a busca de planetas extrassolares começou há mais de 15 anos atrás, os telescópios utilizados para a tarefa só podiam detectar planetas gigantes, como Júpiter, em nosso sistema solar. Desde então, as técnicas e ferramentas utilizadas para a busca se tornaram muito mais sensíveis, ampliando bastante o número de novos mundos descobertos no universo.