Delegações de 28 países discutem mudanças climáticas em São Paulo

Um importante encontro para o meio ambiente, envolvendo cinco continentes, acontecerá hoje (14), em São Paulo e sem dúvida vai trazer bons resultados para todos nós que vivemos nesse mundo cada vez mais ameaçado de extinção.

Refiro-me ao 3º Encontro Latino-Americano sobre Mudanças Climáticas que começa às 9h no auditório do Parque do Ibirapuera.

O objetivo é traçar o desenho de um sistema internacional para o enfrentamento das questões do aquecimento global, que contemple os esforços dos países da América Latina e Caribe e, particularmente, os esforços dos estados brasileiros para combater o efeito estufa.

Durante a programação os participantes tomaram conhecimento do primeiro inventário de CO2 (dióxido de carbono) do estado de São Paulo, que aponta os 100 maiores emissores dos gases geradores do efeito estufa.

O evento está sendo organizado pela Rede de Governos Regionais para o Desenvolvimento Sustentável e conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

Vinte e oito países já confirmaram presença através de suas delegações. Vão discutir formas de incentivo ao uso de energia renováveis, a eficiência energética e mecanismos de desenvolvimento limpo (MDL).

No final da programação, está previsto o fechamento de um acordo de redução da emissão de dióxido de carbono, a ser levado, como proposta da Rede de Governos Regionais, à próxima cúpula mundial do clima, marcada para dezembro de 2009, em Copenhague.