Gorilas, orangotangos e corais: espécies em extinção mais próximas do desaparecimento

Vejam só a miséria que nós humanos estamos causando com os animais e plantas: um em cada quatro mamíferos, um em cada oito pássaros, um terço de todos os anfíbios e 70% das plantas são espécies em extinção. Esta estatística assustadora mostra que é preciso, urgentemente, uma mudança radical na forma de lidarmos com a Natureza.

Dentre as espécies em extinção, a exemplo do periquito e várias tipos de peixes, foram os gorilas, orangotangos e corais as espécies de plantas e animais que mais se aproximaram da extinção no último ano, conforme divulgado pela União Mundial para Conservação (IUCN, na sigla inglesa).

A entidade divulgou uma nova Lista Vermelha de espécies em extinção no mundo nesta quarta-feira. Identificou 16.306 espécies que estão ameaçadas em algum grau, 178 a mais do que no ano passado.

Entre as principais ameaças estão a degradação de habitat natural, caça e mudanças climáticas. Em uma lista de 41.415 espécies de animais e de plantas a IUCN as classifica em relação ao risco de desaparecimento.