Guerra de laranjas para acabar com a raiva

A guerra das laranjas acontecerá no dia 11 de março

A agência AFP divulgou uma nota falando sobre os vizinhos de uma comunidade do estado mexicano de Hidalgo (centro), que costumam vencer as diferenças através de uma guerra de laranjas.

O enfrentamento acontece antes da celebração da festa de São Francisco, que é o padroeiro deles, segundo periódico local.

“Nos entra algo nos nervos porque não sabemos como ver o contrário”, disse ao diário um guerreiro antes de entrar no campo de batalha.

Cerca de 150 pessoas vão participar este ano da “Guerra das Laranjas”, uma tradição herdada dos indígenas Otomies, que data de vários séculos atrás e que se tem transmitido de geração em geração.

“As diferenças acabam com os laranjaços. Quando a gente joga uma laranja contra o adversário, joga todo o rancor com ela, livrando-se da raiva”, declara um dos participantes.

O jornal explicou que quando duas comunidades ou duas pessoas tinham diferenças por razões diversas, buscavam uma maneira de reconciliação antes da festa de São Frncisco.

“A tradição proibe o desprezo, o ódio e a violência, mas nossa guerra é um exercício para que a gente se divirta e acabe com a cólera, sem nenhum dano grave” – acrescentou um outro participante.

Cada participante tem que usar um vestuário bem colorido que é preparado algumas semanas antes da guerra.