X
    Categories: DIVERSOS

Jovens baianos vão ingressar no mercado de trabalho graças a parceria entre EUA e Bahia

Os Estados Unidos e a Bahia assinam, nesta sexta-feira (8), acordo para implementar um programa integrado de empregabilidade de jovens e ensino de inglês. A parceria será formalizada na sala de Conferências do Hotel Sofitel, em Itapuã, de 14 às 15h30, com a presença da administradora do Departamento de Assistência Internacional – cargo equivalente a de vice-secretária de Estado dos EUA – Henrietta Fore, e o governador Jaques Wagner.

Em visita oficial ao Brasil, desta quinta-feira a domingo (10), a administradora Fore chega a Salvador na sexta, depois de um encontro com representantes de grandes empresas americanas e brasileiras em São Paulo.

Ela participa de um almoço com governadores nordestinos, oferecido pelo Governo do Estado e, em seguida, recebe representantes de empresas brasileiras e americanas, com sede no Nordeste, durante a cerimônia que formaliza a parceria com a Bahia. De Salvador, segue para Manaus, onde lança um programa de prevenção à malária.

A visita de Fore a Salvador é um desdobramento da passagem da secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, pela Bahia, em março de 2008, quando ela enfatizou a importância da relação entre o Brasil e os Estados Unidos para o desenvolvimento dos dois países.

Programa

Desde 2004, o Programa Enter Jovem de Empregabilidade oferece treinamento para jovens de famílias de baixa renda de Salvador e Recife se prepararem para o mundo do trabalho. Ao final do quarto ano de implementação do programa, em 2007, mais de 4.100 alunos completaram o treinamento e 32% dos jovens conseguiram um posto no mercado de trabalho formal.

Em 2008, uma avaliação levou a um refinamento da metodologia do programa, que está sendo testada nas escolas da rede estadual de ensino. Atualmente, o programa funciona em 12 escolas públicas de Salvador, em turno complementar às aulas, como parte do plano pedagógico das instituições de ensino. Aproximadamente 450 alunos da rede estadual já participam do programa.

Com a parceria, será possível ampliar o número de alunos e integrar a metodologia de formação profissional a um componente de ensino de inglês, a partir de uma adaptação do Programa Inglês para Todos, do governo estadual.

Perfil

Herietta Fore foi nomeada pelo presidente George W. Bush como administradora da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), em maio de 2007, e confirmada pelo Senado americano, em novembro do mesmo ano. Ela é formada em História pela pela Wellesley College e tem mestrado em Administração Pública pela University of Northen Colorado. Recebeu o prêmio Alumnae 2004, da Stanford University Graduate School of Business.

gma/is

Jackson Rubem:
Related Post