Mundo da Ciência – Macacos vão a Marte antes dos astronautas

Mundo da Ciência - Macacos vão a Marte antes dos astronautas
Se eu pedisse a um macaco para escolher uma das três alternativas mostradas abaixo qual seria a escolha dele?

1) Morrer em nome da saúde dos seres humanos, servindo de cobaia para experimentos na fabricação de remédios?

2) Morrer em nome da beleza, servindo de cobaia para fabricação de cosméticos, para deixarem as pessoas mais bonitas?

3) Morrer em uma viagem ao planeta Marte, ao ser submetido à radiação, servindo de cobaia para experimentos científicos em viagens a outros mundos?

Coitado dos macacos, mas é isso que vai acontecer com alguns deles que já estão sendo selecionados na Rússia, para uma viagem ao planeta Marte, antes dos astronautas.

Os macacos serão os primeiros a experimentar a radiação que poderia por os astronautas em risco, em qualquer vôo ao Planeta Vermelho.

O Sochi Institute of Medical Primatology argumenta que os macacos serão usados, porque têm sensibilidade à radiação semelhante a dos seres humanos. Assim, segundo Boris Lapin, diretor dos Instituto “é melhor experimentar os efeitos da radiação de Marte primeiro nos macacos e não em cachorros ou outros animais.”

Além dos efeitos da radiação, os cientistas espaciais querem ver como os macacos reagem a condições de isolamento e uma dieta especial de sucos e comida em forma de alimentos pastosos, durante os 250 dias de ida a Marte e 250 dias de volta.

Segundo a WWF, a humanidade sacrifica 100 milhões de animais todos os anos em nome da saúde e da beleza.

Vão fazer com os macacos o que fizeram com a cadelinha Laika, o primeiro cachorro que foi enviado para o espaço. Ela morreu logo que o foguete foi lançado, por causa da tensão nervosa e seu corpo ficou em órbita, durante duas semanas.