Novo mapa mostra fiordes gigantes sob o gelo da Antártida

Mapa dos fiordes subglaciais
Mapa dos fiordes subglaciais - Universidade do Texas

Cientistas de três países, Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, criaram o primeiro mapa topográfico de alta resolução, de uma das últimas regiões inexploradas do nosso planeta – a bacia subglacial Aurora que se encontra na Antártida oriental. Seu tamanho supera o estado do Texas.

O mapa foi desenhado com auxílio de um radar poderoso o suficiente para penetrar no gelo e revelar alguns dos maiores fiordes do mundo. Trata-se de uma das mais importantes informações sobre a história do gelo na Antártida. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Nature.

“Não sabíamos de nada do que estava por baixo desta capa de gelo e agora a temos aberto e vemos tudo da forma que é”, disse Duncan Young, um pesquisador do Instituto de Geofísica da Universidade do Texas, em Austin, e autor do estudo.

Os pesquisadores se concentraram na bacia subglacial Aurora, porque consideram como um dos pontos mais fracos da capa de gelo da antártica oriental e “uma fonte potencial de subida do nível do mar na terra.”

Como a bacia está a alguns quilômetros abaixo do nível do mar, a água pode entrar debaixo do gelo, separando-o em alguns pedaços que iriam flutuar no mar. Na verdade, o trabalho mostra que a camada de gelo era bem menor no passado.

Com base nos estudos os cientistas tem uma ideia do que pode acontecer no futuro e preveem que haverá uma diminuição não tão intensa nos próximos 100 anos. Mencionam, no entanto, que uma pequena alteração nesta capa maciça de gelo pode ter um efeito significativo no nível do mar.

Através deste mapa, os cientistas poderão prever o que vai acontecer com o gelo nos próximos anos e como ele vai afetar o nível do mar.