O supercomputador ainda é 100 vezes mais lento que o cérebro do gato

O supercomputador ainda é 100 vezes mais lento que o cérebro do gato
Foto arquivo O Brasileirinho

Se você se espanta com a evolução tecnológica de seu computador, tenha certeza de que por melhor que seja um supercomputador, ele ainda é 100 vezes mais lento do que o cérebro de um gato. A afirmação é de pesquisadores do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, após inúmeras simulações para observar o processo usado pelo cérebro para reconhecer imagens.

O neurocientista Jim Olds Krasnow, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade George Mason, disse que a ciência avançou bastante nas descobertas sobre o funcionamento do cérebro, como por exemplo, na escolha de um carimbo.

“Fizemos um grande progresso na coleta de dados. Mas não temos uma teoria comum de como este órgão complexo chamado o cérebro produz coisas como sonetos de Shakespeare e sinfonias de Mozart. O Santo Graal dos neurocientistas é mapear a atividade das células nervosas individuais e perceberem os bilhões de células nervosas agindo em sinergia.”

Ora, se o mais poderoso é 100 vezes mais lento do que o cérebro de gato, no processo de reconhecimento de imagens, imagine quantas vezes o é se compararmos com o cérebro do ser humano.

Portanto, aprenda a valorizar o que tem e pense nisso: escolher um gato ou um cachorro para criar, está relacionado ao grau de instrução da pessoa.