Olimpíadas da APAE começam com 600 competidores, na Costa do Sauípe

A cerimônia de abertura da sétima edição das Olimpíadas da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) foi realizada na tarde desta segunda-feira (25) no complexo Costa do Sauípe, no Litoral Norte.

Cerca de 600 competidores, oriundos de 30 Apaes, disputam 32 provas em oito modalidades esportivas (judô, futsal, tênis de mesa, ginástica rítmica, atletismo, natação, handebol e capoeira). Este ano a capoeira entra pela primeira vez como modalidade de competição.

O evento esportivo que acontece até a próxima quinta-feira (28) é promovido pela Federação Estadual da Apae.

A solenidade contou com as presenças dos representantes dos patrocinadores do evento -Petrobras e Nacional Gás-, dirigentes da Apae, do presidente da Assembléia Legislativa, Marcelo Nilo, e do governador Jaques Wagner que, na ocasião, elogiou a iniciativa da Federação como promotora da inclusão social e do exercício da cidadania.

O presidente da Federação Estadual da Apae, Francisco Pereira, ressaltou que “a instituição assume o compromisso de elaborar políticas públicas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, sejam eles deficientes físicos ou não”.

Além de superar preconceitos, um dos principais objetivos do evento esportivo é reintegrar o deficiente físico à vida social, enquanto sujeito protagonista. “A inclusão social passa pela auto-estima, o esporte é um meio eficiente para promover a valorização do indivíduo com deficiência”, observou o coordenador de Educação Especial da Secretaria de Educação, João Prazeres.

Apae – a Bahia já conta com 84 Apaes e a multiplicação do movimento é a principal bandeira da Federação Estadual da Apae. As principais diretrizes da instituição são promover a inclusão social e articular ações de defesa de direitos, prestação de serviços, apoio às famílias e acessibilidade às políticas públicas para as pessoas com deficiência.

Gma/bs