Operação Castelo de Areia vai investigar o agenciamento de crianças e adolescentes

A CPI da Pedofilia vai requerer à Polícia Civil do Rio de Janeiro todas as informações apuradas, até o momento, sobre a Operação Castelo de Areia, realizada para investigar o agenciamento de crianças e adolescentes para encontros com estrangeiros no país.

Requerimento para pedir as informações do inquérito policial foi aprovado hoje (10), em reunião extraordinária, pelos integrante da CPI da Pedofilia, instalada pelo Senado.

Durante a operação, a Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro prenderam duas pessoas – Ivan Carlos de Souza e José Marcílio de Oliveira – por agenciar um menino para se encontrar com o americano Michael Joseph Clifford, que estava hospedado na cidade. Clifford voltou para os Estados Unidos antes de ser encontrado pela polícia e não foi preso.

Nos requerimentos aprovados hoje, a CPI também pede as fitas da gravação do hotel onde Clifford estava hospedado. As imagens mostram o momento em que um dos agenciadores levava o menino até ele.

A CPI ainda vai pedir à Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) que investigue e apreenda os computadores utilizados pelo americano. O embaixador dos Estados Unidos, Clifford Sobel, vai ser convidado pela CPI para falar sobre o assunto.

Ivan de Souza e José Marcílio, os dois acusados de agenciar o garoto, também vão ser convocados para depor na CPI.

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil