Opinião das crianças merece atenção dos adultos

Foto: Aline Prado

No imenso Brasil em que vivemos, os adultos que governam outros adultos e crianças estão se mostrando cada vez mais incompetentes para dirigir os destinos da nação.

Acho que seria bom para todos, se criassem um conselho formado por crianças, com poderes para influenciar a construção das leis e outras diretrizes.

Na minha opinião, a criança tem todo direito de opinar. Acredito que muitas vezes elas são mais ajuizadas do que os próprios pais.

Que moral tem um pai que só anda bêbado, diante do seu filho? Por acaso ele pode impor sua autoridade, dizer o que o filho deve ou não deve fazer?

Merece consideração o que disse a diretora do Centro Innocenti da UNICEF, a advogada portuguesa Marta Santos Pais.

Ela pediu hoje, em Lima, aos governos democráticos que incluam a opinião das crianças no desenvolvimento das políticas públicas.

A advogada, um dos redatores da Convenção dos Direitos da Criança que celebrou 18 anos terça-feira, assegurou numa entrevista que este documento ajudou “a olhar a infância” como parte da sociedade.

“É importante fazer sentir à criança ser reconhecida como um cidadão”, observou Marta Santos Pais.

Uma vez que o futuro do Brasil está nas crianças, vamos dá a elas o direito de ser ouvidas por nós. Somente assim, o Brasil terá futuro.