X
    Categories: DIVERSOS

Os índios de hoje já não são como os de antigamente

Esta matéria escrita por Maria Pia Palermo e pertencente a agência Reuters foi publicada originalmente com “Com câmeras na mão, jovens indígenas lutam para manter tradição” e parte dela reproduzimos aqui:

Índios do parque do Xingu aprendem a usar câmeras de foto e vídeo digital para registrar sua história.

O jovem Takumã Kuikuro, parado ao lado de uma câmera sobre um tripé, com o rosto e o corpo pintados, entrevistava o cacique dos nafukuá no meio da aldeia Ipatse, da etnia kuikuro, no Alto Xingu.

Também nu e pintado, o chefe revezava o olhar entre a lente e o jovem cineasta, enquanto contava que se arrepiou ao ver os filmes feitos pelos índios.

“Ele gostou do filme, achou bonito, e disse que a gente pode levar isso adiante para nossos filhos e netos”, afirmou Takumã, 23, traduzindo os comentários do cacique sobre o que viu projetado em um imenso telão, com a ajuda de um gerador, no centro da aldeia na noite de sábado.

Takumã é um dos seis jovens realizadores, como se chamam na aldeia os iniciados na arte de filmar, que com suas duas câmeras digitais registravam incansavelmente todos os momentos da festa do lançamento do DVD “Cineastas Indígenas”.

O evento no final de semana também comemorou a inauguração do centro de documentação da Associação Indígena Kuikuro do Alto Xingu, na aldeia do Parque Indígena do Xingu, que reúne 14 etnias e uma população de cerca de 5 mil indígenas em 27 mil quilômetros quadrados, no Mato Grosso.

Ao olhar dos jovens índios não escapavam nem os visitantes brancos, também com suas câmeras de filmar ou fotográficas, e apontavam a filmadora impiedosamente, invertendo o foco, até então centrado só neles.

Os curtas-metragens “Imbé Gikegü” (“Cheiro de Pequi”, 2006) e “Nguné Eu” (“O Dia em que a Lua Menstruou,” 2004), ambos premiados em festivais nacionais e internacionais, foram aplaudidos no sábado por uma platéia de habitantes locais e convidados de outras etnias espalhada pelo chão da parte central da aldeia, circundada por malocas. Os filmes contam, em kuikuro mas com legendas, lendas do seu povo.

Na mesma noite, sob um céu estrelado, o público assistiu ao novo trabalho do jornalista e documentarista Washington Novaes, que duas décadas depois de realizar “Xingu, a Terra Mágica”, lança uma nova série, “Xingu, a Terra Ameaçada”, que estréia dia 29 na TV Cultura.

Se quiser ler mais clique em Reuters

Jackson Rubem: Jackson Rubem, escritor e jornalista
Related Post