Produzir artefatos de couro – Uma boa capacitação para os jovens de Serra Preta

Ainda este semestre, 40 jovens do município de Serra Preta, oriundos de famílias cadastradas no Programa Bolsa Família, serão capacitados para a produção de artefatos de couro. A ação será viabilizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), que firmou, nesta terça-feira (29), convênio o município, no valor de R$ 113 mil. A iniciativa vai possibilitar a manutenção de oficinas de confecção de bolsas, carteiras, cintos e chaveiros.

As aulas serão desenvolvidas em duas unidades de produção instaladas na sede do município e no distrito de Ponto. A previsão é atender também aos moradores das localidades de Bom Jesus, Entroncamento do Bravo, Lagoa da Caiçara, Carocha, Cabaceiras e Morro do Curral.

Cada participante receberá uma bolsa-auxílio, no valor de R$ 65, por um período de seis meses. O investimento destina-se ainda à aquisição de aquisição de computadores, equipamentos e insumos. Além disso, um galpão será construído para melhorar as condições operacionais das atividades.

Em 2006, o governo fez investimentos da mesma natureza no município, visando melhorar o nível de renda das famílias locais. A jovem Nídia Paula dos Santos, 23, foi uma das contempladas com a qualificação. “Participar do curso representou um passo importante pra mim. Já tinha uma certa experiência em trabalho com couro, mas precisava de um suporte. Hoje produzo na minha própria casa, com minha família”, afirmou.

O professor do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Antônio Carlos Argolo, assessor do projeto, explica que o objetivo principal é preparar os beneficiários para o empreendedorismo. “Esse trabalho destina-se exclusivamente aos jovens. É preciso que eles tenham autonomia, independência e condições de montar núcleos de produção com suas famílias. Esperamos que, em breve, eles possam criar cooperativas de comercialização”.

das/is