X
    Categories: Crianças

Vídeo de um parto de adolescente no YouTube causa polêmica

A internet cumpre bem seu papel de propagar conhecimentos por este imenso planeta, tanto para o bem, quanto para o mau. Principalmente para o bem, como é o caso de um video feito com atores e publicado na semana passada, no site do YouTube.

O vídeo feito com atores mostra imagens realistas, filmadas em um telefone celular, do que parece ser uma briga de escola e é, na verdade, o parto.

“O vídeo foi produzido para coincidir com o lançamento de um site voltado para jovens, para ajudar na prevenção de gravidez na adolescência”, disse a chefe do departamento de Relações Públicas do serviço público de saúde de Leicester, Emma Race, para a BBC.

As imagens gravadas são tão reais que o YouTube chegou a retirar o vídeo do ar, na dúvida se se tratava de uma adolescente realmente dando à luz.

“A ideia era chamar atenção para o problema e lançar o debate”, disse Emma. A campanha foi produzida pela Leicester Teenage Pregnancy and Parenthood Partnership, um grupo que une profissionais da saúde pública e pais na luta contra gravidez na adolescência.

O vídeo foi reproduzido e logo houve o anúncio de que seria retirado temporariamente da internet. Isso gerou comentários em jornais e diversos sites, alguns questionando se a tática de choque era melhor.

“Talvez se eles tentassem conversar com eles (os adolescentes), ou discutir os problemas, poderia funcionar melhor”, diz um leitor do jornal The Sun.

“Os jovens disseram que, para ter algum impacto, as mensagens devem ter um tom engraçado ou chocante”, disse Emma Race. “Neste caso, optamos pelo chocante.”

Os números de gravidez de adolescentes de 15 e 17 anos são impressionantes até mesmo em países mais conservadores. Uma em cada 20 adolescentes de Leincester engravidou. Entre os países da Europa, a situação é pior na Grã-Bretanha.

Jackson Rubem: Jackson Rubem, escritor e jornalista
Related Post